A História do FPS!
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R.afael
Bach
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A História do FPS!
Não é claro quando o primeiro FPS foi criado, mas sabe-se que é um destes dois jogos: Spasim ou Maze War. O próprio autor de Maze War, Steve Colley, disse que não se lembra quando o jogo foi feito (estima-se que o inicio do desenvolvimento seja por 1973). O projeto começou em um centro de pesquisa da NASA, depois foi para o MIT. No jogo, o personagem andava por um labirinto de corredores, em uma perspectiva fixa. Multiplayer foi adicionado um ano depois.
Maze War
Spasim foi feito em 1974, por Jim Bowery (ele oferece U$500 para quem provar que há um jogo documentado FPS multiplayer feito antes de Spasim). O jogo permitia 32 pessoas ao mesmo tempo, divididos em 4 sistemas planetários com 8 jogadores em cada, voando no espaço com as naves desenhadas em arame (wireframe). A atualização das posições das naves era feita a cada segundo.
Nos fliperamas, em 1979 surgiu o primeiro jogo em primeira pessoa: Tail Gunner. Os jogadores, que não poderiam se mexer, lutavam contra os inimigos em um ponto fixo no espaço. Em 1980 um simulador de tanques permitiu que os jogadores se locomovessem: Battlezone. Foi um grande sucesso.
BattleZone
Também em 1980 o mercado de computadores domésticos cresceu rapidamente. Alguns jogos em primeira pessoa surgiram, mas ainda muito limitados. 3D Monster Maze (1981) para o Sinclair ZX81, foi o primeiro jogo de aventura em primeira pessoa em “3D” para um computador caseiro, apesar de não ser um shooter (o jogador deve percorrer labirinto, fugindo de um T-Rex).
3D Monster Maze
Em abril de 1991, a desconhecida ID Software lançou Hovertank 3D. O jogo inovou com uma nova técnica de rendering chamada raycasting, onde linhas verticais eram escaladas para criar uma perspectiva 3D suave enquanto o jogador olhasse diretamente para frente, e por isso o jogo não permitia olhar para cima ou para baixo. O cenário do jogo era composto por planos com uma cor só, com inimigos em sprites.
Hovertank 3D
Mais tarde no mesmo ano, uma versão modificada da engine do jogo, com texturas nas paredes foi usada em Catacomb 3D, que também introduziu o conceito de mostrar a mão do jogador na tela. Essa série foi uma trilogia.
Catacomb 3D
Em 1992, a ID melhorou sua tecnologia e lançou Wolfenstein 3D, criado por somente 13 pessoas em 2 meses. Foi um grande sucesso e marcou a emergência do gênero FPS moderno.
Wolfenstein 3D
Um jogo menos conhecido lançado antes de Wolfenstein 3D foi Ultima Underworld (1992), feito pela Blue Sky Production. Este jogo suportava mais características 3D, como paredes não perpendiculares, paredes com tamanhos diversos e superfícies inclinadas. Um demo tecnológico desse jogo foi uma grande fonte de inspiração para John Carmack desenvolver a engine de Wolfenstein 3D.
Ultima Underworld
Até hoje, FPS é um dos estilos mais populares.
Editado do original de Maurício B. Gehling (Unisinos)
Imagens retiradas do Google
Maze War
Spasim foi feito em 1974, por Jim Bowery (ele oferece U$500 para quem provar que há um jogo documentado FPS multiplayer feito antes de Spasim). O jogo permitia 32 pessoas ao mesmo tempo, divididos em 4 sistemas planetários com 8 jogadores em cada, voando no espaço com as naves desenhadas em arame (wireframe). A atualização das posições das naves era feita a cada segundo.
Nos fliperamas, em 1979 surgiu o primeiro jogo em primeira pessoa: Tail Gunner. Os jogadores, que não poderiam se mexer, lutavam contra os inimigos em um ponto fixo no espaço. Em 1980 um simulador de tanques permitiu que os jogadores se locomovessem: Battlezone. Foi um grande sucesso.
BattleZone
Também em 1980 o mercado de computadores domésticos cresceu rapidamente. Alguns jogos em primeira pessoa surgiram, mas ainda muito limitados. 3D Monster Maze (1981) para o Sinclair ZX81, foi o primeiro jogo de aventura em primeira pessoa em “3D” para um computador caseiro, apesar de não ser um shooter (o jogador deve percorrer labirinto, fugindo de um T-Rex).
3D Monster Maze
Em abril de 1991, a desconhecida ID Software lançou Hovertank 3D. O jogo inovou com uma nova técnica de rendering chamada raycasting, onde linhas verticais eram escaladas para criar uma perspectiva 3D suave enquanto o jogador olhasse diretamente para frente, e por isso o jogo não permitia olhar para cima ou para baixo. O cenário do jogo era composto por planos com uma cor só, com inimigos em sprites.
Hovertank 3D
Mais tarde no mesmo ano, uma versão modificada da engine do jogo, com texturas nas paredes foi usada em Catacomb 3D, que também introduziu o conceito de mostrar a mão do jogador na tela. Essa série foi uma trilogia.
Catacomb 3D
Em 1992, a ID melhorou sua tecnologia e lançou Wolfenstein 3D, criado por somente 13 pessoas em 2 meses. Foi um grande sucesso e marcou a emergência do gênero FPS moderno.
Wolfenstein 3D
Um jogo menos conhecido lançado antes de Wolfenstein 3D foi Ultima Underworld (1992), feito pela Blue Sky Production. Este jogo suportava mais características 3D, como paredes não perpendiculares, paredes com tamanhos diversos e superfícies inclinadas. Um demo tecnológico desse jogo foi uma grande fonte de inspiração para John Carmack desenvolver a engine de Wolfenstein 3D.
Ultima Underworld
Até hoje, FPS é um dos estilos mais populares.
Editado do original de Maurício B. Gehling (Unisinos)
Imagens retiradas do Google
Re: A História do FPS!
acho que é o jogo com mais sucesso no mundo, a maioria é viciado nele
R.afael- Gamer
- Número de Mensagens : 628
Idade : 28
Localização : Aqui no fórum
Data de inscrição : 26/09/2008
Re: A História do FPS!
Sem FPS não viverei!
FPS é o melhor estilo de jgo o/
FPS é o melhor estilo de jgo o/
Maxi Sub-zero- Player
- Número de Mensagens : 338
Idade : 29
Localização : Não te conto 8)
Data de inscrição : 26/09/2008
Re: A História do FPS!
FPS=jogo em 1º pessoa?
Hisoka- Player
- Número de Mensagens : 390
Idade : 30
Data de inscrição : 28/09/2008
Re: A História do FPS!
então alguem sabe me explicar pq esses jogos me dão dor de cabeça @_@
obs: literalmente
obs: literalmente
Hisoka- Player
- Número de Mensagens : 390
Idade : 30
Data de inscrição : 28/09/2008
Re: A História do FPS!
Soh o Half-Life 2
Me dá dor de cabeça mas eu zerei 2 vezes o/
Me dá dor de cabeça mas eu zerei 2 vezes o/
Maxi Sub-zero- Player
- Número de Mensagens : 338
Idade : 29
Localização : Não te conto 8)
Data de inscrição : 26/09/2008
Re: A História do FPS!
então alguem sabe me explicar pq esses jogos me dão dor de cabeça @_@
obs: literalmente
complicado D+ ???
kingboy- Player
- Número de Mensagens : 456
Idade : 31
Data de inscrição : 03/10/2008
Re: A História do FPS!
FPS forever in my life!!! \o/
KaMu$- Player
- Número de Mensagens : 120
Idade : 32
Data de inscrição : 29/09/2008
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